petro1Obra: Petrobrás –Araucária-PR

Segmento: Refinaria / Carteira de Coque

Área: 4.600m²

Execução:     Piso de alta resistência capeado;

                        Revestimento resinado Epóxi;

                        Tratamento de juntas;

 

petro2Condição Inicial

Obra com custo total de R$ 2,48bi. Liderado pelo consórcio CCPR (Camargo Corrêa e a Promon Engenharia), empresas com presença marcante no cenário da Engenharia e Construção brasileira.

A GRANITEC recebeu do consórcio a responsabilidade pela execução de todos os pisos especiais da obra, incluindo o fornecimento de todos os materiais necessários.

Para se adequar ao contrato, a Granitec disponibilizou um engenheiro exclusivo para essa obra. Todos os serviços foram fornecidos de acordo com a norma ISO/TS 29001 que define requisitos de Sistemas de Gestão da Qualidade para empresas que atuam  no setor de petróleo. Isso garantiu mais segurança, eficiência e qualidade durante toda a obra.

Sistemas

petro3Piso de alta resistência capeado 12mm

A grande vantagem desse revestimento cimentício é o fato dele ser executado simultaneamente ao concreto, processo chamado úmido sobre úmido, que permite que o concreto tenha uma superfície de 12 mm com uma resistência aproximada de 60 MPa. Isso contribui para a resistência à compressão, resistência à abrasão e para a resistência química do piso. O sistema foi oferecido com acabamento polido, respeitando todo o memorial fornecido pela Petrobrás.

Revestimento resinado

A vantagem principal desse revestimento é o fato de mesmo estando sujeito ao ataque químico de vários produtos, inclusive ácido por ser uma sala de bateriais, ainda conserva a superfície integra e com mesma assepcia inicial.

Aplicação

A área foi totalmente preparada utilizando a fresagem mecânica. Antes do início da aplicação do concreto foi realizada a ponte de aderência química com primer cimentício. A partir daí foi concluído o sistema úmido sobre úmido e realizado a aplicação da cura química.

petro4Após 14 dias, aplicamos um reforço polimérico nas bordas das juntas, e por fim realizamos o lixamento, polimento e o tratamento superficial com uma cera a base de poliuretano.

Conclusão

Apesar da dimensão total da área aplicada ser relativamente pequena, o alto grau de responsabilidade agregado ao contrato, incluindo o fornecimento de todos os materiais e adequação às normas, fez dessa obra um dos contratos mais importantes da GRANITEC.